Música e comida boa é sempre uma ótima combinação! Apostando nessa mistura poderosa, o Samba do Marmita convida Caldos e Canjas para uma junção especial no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Domingo, dia 26 de março,das 15h às 19h, o público de Niterói vai poder aproveitar uma roda de samba de primeira, recheada de “quitutes”.
O show que acontecerá no Popular é uma mistura de dois grandes projetos do samba carioca. Criado por Luiz Carlos da Vila e Jane Pereira, o “Caldos e Canjas” é uma das principais rodas de samba do Rio de Janeiro que já acumula 22 anos de história. O projeto começou no quintal do casal, na Vila da Penha, na Zona Norte do Rio, e, desde então, cresceu e se expandiu por todo o estado.
O projeto se consolidou e entrou para a história do samba carioca por ser uma memorável roda de samba, sempre abrilhantada por “canjas” e participações de grandes nomes da música brasileira, regada por os diversos petiscos e caldos feitos pela Jane. Uma verdadeira ode ao subúrbio carioca. Após a morte de Luiz Carlos da Vila, em 2008, a roda passou a ser gerida por Jane, D. Esmerilda (mãe do cantor) e pelos seus “filhos do samba”, como Alexandre Marmita.
O Samba do Marmita, projeto de Niterói, foi criado pelo cantor, compositor e cavaquinista Alexandre Marmita. A roda de samba surgiu da nostalgia que o músico sentiu da época em que se apresentava no “Caldos e Canjas” e, para prestar uma homenagem, convidou o projeto para uma apresentação especial com direito a barraca de caldos e quitutes, assim como era nos primórdios do projeto apresentando uma roda de samba e uma feira de caldos e petiscos.
O objetivo principal da apresentação é promover a cultura à população residente da localidade natal de cada projeto: “Samba do Marmita” em Niterói (região metropolitana do Rio de Janeiro) e Vista Alegre (bairro da Zona Norte do município do Rio de Janeiro).
Além disso, o show ainda visa enaltecer o samba de raiz, sambas e hinos que cantam e contam as histórias do Rio de Janeiro, além das inúmeras pérolas do saudoso Luiz Carlos da Vila, fundador do projeto “Caldos e Canjas”, sob a batuta dos renomados músicos do “Samba do Marmita” (Alexandre Marmita [voz e cavaco], Alessandro Cardozo [cavaco], Leandro Saramago [violão], Tiago Machado [bandolim], Leonardo Rodrigues, Marcelo Pizzott e Rodrigo Reis [percussão]), além da participação especial da Jane Pereira, viúva de Luiz Carlos da Vila, já confirmada como cantora e cozinheira no projeto;
Nos intervalos, o DJ Junior de Oliveira, também músico, neto de Silas de Oliveira, integrante do grupo Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, fará uma apresentação.
Este projeto tem apoio e patrocínio do Projeto Retomada Cultural 2 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa com realização da empresa Cola Comigo que tu Samba.
Serviço – Samba do Marmita convida Caldos e Canjas
Data: Domingo, 26 de março de 2023
Horário: das 15h às 19h
Evento gratuito
Classificação: livre
Local: Foyer inferior do Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ