Ao falar sobre grandes espaços de cultura, é comum olharmos apenas para o estrangeiro, o que claramente é um erro, já que o Brasil em si guarda uma grande reserva de espaços próprios para apreciar as artes e suas exposições, por meio de museus e feiras.
Na verdade, a riqueza cultural do país é tão grande que praticamente todas as cidades do Brasil contam com algum tipo de espaço dedicado às artes e celebração à cultura local, obviamente, com isso, sendo maior em relação às capitais e cidades mais populosas.
E é justamente aí que se encontra outro erro comum a ser cometido pela população brasileira, que é achar que somente nas cidades mais populares, como Rio de Janeiro e São Paulo, é possível visitar espaços dedicados à celebrar as diferentes formas de arte.
É importante lembrar também que o Brasil é dono de uma grande diversidade de riquezas naturais, o que faz até mesmo com que a abertura de qualquer negócio por aqui tenha que ver com atenção a adoção de um plano de controle ambiental, para lidar com o cenário.
Para compreender um pouco mais sobre o valor cultural que está por trás da construção de cada cidade ou comunidade, é importante saber mais sobre as origens desses espaços, assim como da população que pode ser vista morando e dando vida a esses lugares.
Mais uma vez, existe todo um histórico a ser descoberto quando olhamos para um espaço que vai além do eixo das grandes capitais, sendo indicado visitar mais outros pontos do Brasil para entender inclusive um pouco mais sobre a diversidade cultural do país em geral.
Além de todo esse valor cultural, muitas são as cidades que podem se mostrar como fortes pontos comerciais, podendo ser o espaço ideal para dar início às atividades da sua consultoria financeira empresarial, evitando a concorrência dos grandes centros.
Ao falar sobre riquezas que podem estar visíveis aos nossos olhos, mas deixamos passar despercebido, é válido falar não apenas sobre o valor cultural de uma cidade, mas desse próprio espaço de forma específica, como é o caso dos municípios de pontos populares.
Em relação à situação narrada acima existe uma cidade na região sudeste do Brasil que merece ser vista com mais atenção, sim, o município que costuma ser ofuscado pela sua vizinhança com o Rio de Janeiro, mas que possui um prestígio cultural por si só.
O valor histórico de Niterói
A segunda cidade mais conhecida do estado fluminense, Niterói, possui um valor que vai muito além da sua conexão com a Cidade Maravilhosa, algo que de fato faz parte da realidade das duas cidades, conectadas pela ponte Rio-Niterói, apontando sua proximidade.
Porém, além de ser um local de passagem, Niterói é responsável por guardar uma série de riquezas, com destaque para suas belezas naturais, o que inclui suas praias, parques naturais, montanhas e montes para fazer trilhas, além de um grande conjunto de opções.
Falando especificamente sobre a história da cidade, é importante lembrar que Niterói, inaugurada em 1573, completando seus 450 anos em 2023, já foi até mesmo a capital estadual, na época em que o Rio era a capital do país no período colonial.
Essa posição mudou oficialmente em 1974, após a união dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, dando início a cidade em que hoje conhecemos, com o local até mesmo crescendo comercialmente, sendo possível abrir um armazém geral ou qualquer negócio.
Tudo isso aponta para uma cidade bastante diversa, sendo um local de destaque para quem pensa em morar, com diversos espaços para viver, trabalhar e tudo mais o que uma família precisa para se instalar corretamente dentro de uma cidade, como é com Niterói.
Por outro lado, para quem só está de passagem, Niterói é também um lugar para se indicar, muito por causa da sua pluralidade de destinos de passeio, sendo importante citar todas as suas opções naturais, como também os locais que possuem um certo valor cultural.
Com isso em mente, caso esteja planejando passar um final de semana relaxante após terminar o expediente da semana, marcando seu horário no programa de relógio de ponto da empresa, saiba que Niterói conta com diversas opções para você visitar.
Agora, se estiver em busca especificamente de um passeio de valor cultural, saiba que Niterói continua sendo a cidade perfeita para os seus planos a serem executados.
Opções culturais para visitar na cidade
Caso esteja em Niterói e está em busca de montar um lista de passeios culturais a se fazer por lá, saiba que existem muitas opções a serem consideradas, entre elas:
Museu de Arte Contemporânea
Um dos museus mais conhecidos de Niterói e até mesmo do estado do Rio de Janeiro, o MAC, Museu de Arte Contemporânea, é popular também por causa da sua arquitetura única, sendo desenhado por ninguém menos que o próprio Oscar Niemeyer.
Inaugurado em setembro de 1996, o museu conta com um design inexplicável, o que para muitos parece ser uma nave espacial, apontando um estilo futurista que pode ser encontrado na cidade, combinando com o fundo natural ao seu redor.
O museu conta com uma vista panorâmica aberta, tal como um casa com telhado de vidro, mas nesse caso, com a sua visão estando voltada para a Baía de Guanabara, além da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro, tudo por meio de um olhar possível de 360º
Caminho Niemeyer
Mantendo-se na obra do famoso arquiteto, podemos falar sobre o Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico montado pela orla da cidade, tendo ao fundo a Baía de Guanabara, reunindo um grande conjunto de equipamentos culturais, todos de alto valor cultural.
A própria estrutura do Caminho Niemeyer já é rica por si só, sendo possível ter uma visão privilegiada não apenas da cidade em si, mas também das riquezas de arquitetura que são possíveis de serem encontradas pelo lugar.
Museu Antônio Parreiras
Para quem é fã de pintura, a indicação fica para o Museu Antônio Parreiras, um espaço criado em 1819 pelo pintor Anônimo Parreiras, um artista da própria Niterói, cuja casa e atelier hoje se encontram abertos para a visita de todas as pessoas.
E assim como uma companhia pode necessitar de uma auditoria de gestão para cuidar de todas as suas atividades, para visitar todos os pontos culturais da cidade, é necessário se organizar da mesma maneira, pois ainda faltam muitas opções a serem citadas.
Centro de Artes UFF
O maior campo acadêmico de Niterói acaba sendo o campus da Universidade Federal Fluminense, a famosa UFF. Lá dentro, é possível encontrar também um museu específico, com o seu Centro de Artes, sendo rico tanto aos estudantes como a qualquer visitante.
Museu do Ingá
Inaugurado em 1860 pelo médico José Martins Rocha, o espaço do museu, localizado em um antigo palacete, é conhecido também por ter sido a sede de governo de Nilo Peçanha em 1904, durante o seu mandato como Governador.
Por lá, é possível encontrar uma diversidade de peças que chega ao número 4800 itens, destacando-se entre eles:
- Porcelanas;
- Cristais;
- Esculturas;
- Fotografias;
- Numismática (moedas e cédulas antigas).
Uma série de itens que fazem parte do acervo natural do museu, junto também de outras exposições ali realizadas, com peças que chegam em segurança através de um serviço de frete dedicado.
Museu de Arte Sacra
Para quem possui uma ligação com a religião ou se interessa pelas peças culturais associadas ao tema, o museu localizado na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Cidade, é uma opção de destaque para se visitar em sua estadia em Niterói.
Dentro do acervo do Museu de Arte Sacra, o maior destaque acaba sendo um Relicário feito com fragmentos da Cruz de Cristo, com o selo do próprio Vaticano, com tal peça sendo colocada em exibição ao público durante a Sexta-Feira da Paixão.
Museu de Arqueologia de Itaipu
Fechando sua jornada cultural em Niterói é possível falar sobre o MAI, local aberto para garantir a divulgação de material arqueológico pré-histórico, sendo um espaço indicado para levar a família, principalmente as crianças.
Diante de todas essas opções, podemos dizer que Niterói não é apenas uma cidade em pleno crescimento comercial, sendo possível encontrar por opções ao pesquisar por
liquidificador industrial preço, mas também de grande valor cultural a ser reconhecido.
Com todas as opções apontadas, só é preciso montar o seu itinerário para conhecer todos os museus e pontos de cultura que podem ser encontrados em Niterói, guardando assim toda a riqueza artística que existe na cidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.