O autor divulga o livro “Psicanálise e Psiquiatria: Entrevistas de pacientes na transmissão e no ensino” que foca no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
Que tal desvendar a história do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba? Inaugurado ainda em 1953, a casa é um marco na área da saúde mental em Niterói. Quinta-feira, dia 03 de agosto, a partir das 18h, o Theatro Municipal recebe o autor Sérgio Bezz para a noite de autógrafos do livro “Psicanálise e Psiquiatria: Entrevistas de pacientes na transmissão e no ensino”. Na obra, Bezz destaca o percurso da psicanálise naquela instituição.
Fruto da tese de doutorado do autor pela UFRJ, o livro mistura entrevistas de personagens com documentos de registro histórico. Trata-se de uma aposta ética em dar um lugar à existência da loucura como expressão do humano, e também à discursividade própria do psicótico.
“Este trabalho foi escrito no período da pandemia da covid-19, onde vivemos tempos de risco de morte, simbólica e real. Digo que este livro é também uma forma de resistência, de preservação de nossa memória, da nossa história”, diz o autor, que ingressou nos quadros do HPJ em 1997 e, antes de assumir a direção, foi por mais de uma década responsável por funções no ensino e na supervisão de equipes do hospital, especialmente do Albergue e do Acompanhamento Terapêutico das enfermarias.
Serviço:
Noite de autógrafos com Sérgio Bezz – “Psicanálise e Psiquiatria: Entrevistas de pacientes na transmissão e no ensino”
Data: Quinta-feira, dia 03 de agosto de 2023
Horário: 18h
Local: Sala Carlos Couto – Theatro Municipal de Niterói
Entrada gratuita
Classificação: livre
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ