Exposição “Niterói na Década do Oceano” segue no MAC, trazendo à tona o debate sobre a preservação de nossos mares e oceanos

A mostra Niterói na Década do Oceano – Mares e Corais, da artista visual Cris Duarte, estará no pátio do MAC até 07 de janeiro, com entrada franca, todos os dias, das 09 às 18 horas. Produzida pelo Centro de Investigação Artística (CIA), com curadoria de Marcia Marschhausen, a exposição tem por base as pesquisas realizadas pela artista sobre a importância dos oceanos.

A exposição tem o endosso da “Década do Oceano” promovida pela UNESCO, que se iniciou em 2021 e vai até 2030 e está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 (ODS 14). Além da experiência estética, a exposição visa reforçar a comunicação e a participação do cidadão na defesa da natureza e de suas belezas submarinas, incentivando o compromisso político contra a poluição dos mares e seus efeitos.

“É muito importante desenvolver na sociedade em geral o melhor entendimento sobre o que é o oceano. Trabalhamos muito pouco o tema, por exemplo, no currículo escolar. É vital trazer esse assunto para o nosso cotidiano e por isso saúdo a exposição “Niterói na Década do Oceano”, localizada numa cidade que tem uma relação tão estreita com o mar. Fico muito feliz da UNESCO ser uma das apoiadoras da exposição e que ela seja mais uma ação do marco da “Década do Oceano” , observa Fabio Eon, Coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil.

O projeto é promovido pela Prefeitura de Niterói e pela Secretaria de Culturas de Niterói através da Lei do ISS, com realização do Centro de Investigação Artística (CIA) e apoio do Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói a Fundação de Artes de Niterói (FAN) apoio institucional da Fendercare.

SERVIÇO:

Local: MAC NITERÓI

Visitação: de 02 de dezembro de 2023 à 07 de janeiro de 2024

Todos os dias, das 9 às 18 horas

ENTRADA FRANCA

End.: Mirante de Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem, Niterói/RJ

Classificação indicativa: Livre

A DÉCADA DO OCEANO:

A Década do Oceano é uma iniciativa global liderada pelas Nações Unidas para promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos nos próximos anos. A Década do Oceano foi lançada em 2021 e vai até 2030.

O objetivo principal da Década do Oceano é aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados pelos oceanos, incluindo a poluição, a acidificação, a sobre pesca e a mudança climática. Além disso, a Década do Oceano tem como objetivo incentivar o desenvolvimento sustentável das comunidades costeiras e insulares.

A Década do Oceano é uma oportunidade para que governos, organizações não governamentais, comunidades costeiras e insulares, empresas e indivíduos trabalhem juntos para proteger e utilizar os recursos dos oceanos de forma sustentável. Por meio de esforços conjuntos, esperamos preservar a beleza e a riqueza dos oceanos para as gerações futuras.

A ARTISTA:

Cris Duarte é artista visual contemporânea, radicada na cidade de Niterói/RJ. Seu trabalho enfoca principalmente o olhar para o oceano. Na série “Mares e Corais”, explora o fascinante universo marinho, cheio de vida e de cores. Suas pinturas revelam uma refinada estética contemporânea, às vezes realista, outras vezes meramente imaginária. Utiliza técnicas de pintura a óleo ou acrílica sobre tela. Começou sua carreira artística ainda muito jovem, frequentando cursos livres entre 1981 e 1985. Em 1988, ingressou na Faculdade de Comunicação Social na FACHA, e, no ano seguinte, na Faculdade de Direito da UERJ. Seguiu carreira jurídica, mas nunca deixou de lado sua paixão pela pintura. A partir de 2015, abraçou de vez a arte. Alugou em ateliê e começou a produzir. Em 2019, encontrou sua voz na causa da “Década do Oceano”, proclamada pela ONU para o período de 2021 a 2030. Sua obra é um convite para aqueles que amam o mar e se preocupam com a preservação dos oceanos. EXPOSIÇÕES: 2023: Premiada no 8º Salão de Artes Visuais do Centro de Cultura França-Alemanha; Exposição Individual “Mares e Corais” – Espaço Cultural Correios Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Mulheres a beira de um ataque de artes” – Centro Cultural dos Correios/RJ; Exposição Coletiva “Futuro Compartilhado” – Centro Cultural dos Correios/RJ. 2022: Exposição Individual “Niterói na Década do Oceano” – Caminho Niemeyer – Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Modernistas” – Museu Casa dos Contos – Ouro Preto/MG; Exposição Coletiva “Coletivo BB saúda e pede passagem” – Centro Cultural dos Correios/RJ. 2021: Exposição Individual “Mares e Corais” – Espaço Cultural CEPERJ – Sala Djanira – RJ; Exposição Coletiva “Bonde 21” – Sala José Cândido de Carvalho – Fundação de Arte de Niterói/RJ; Exposição Coletiva “Bonde 21” – Fábrica Bhering – RJ; 6º Circuito de Artes Búzios – RJ. 2020: Exposição Individual “Arte para quem ama o mar” – Teatro Claro Rio/RJ.
 

MAC NITERÓI:

Ciente da importância da cultura e de sua influência em nossa percepção de mundo, o MAC NITERÓI tem uma política de contínua realização de eventos, oferecendo à sociedade niteroiense oportunidades relevantes de contato com a arte.

Um comentário

  1. Olá, gostaria de conversar contigo para oferecer dois meses gratuitos de entrevistas e publicações em jornais digitais sobre o teu negócio. Publicamos em jornais de alta autoridade com alcance nacional, garantindo uma presença significativa. Isso ajudará a aprimorar as análises, opiniões e reputação online do seu negócio, além de elevar o posicionamento na web para atingir os primeiros resultados nos motores de busca. Se confirmar um número de telefone, posso entrar em contato para explicar como utilizar esses meses gratuitos. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *