Quando falamos sobre a história de uma cidade, podemos listar uma série de eventos e monumentos históricos, contudo, é válido dizer que muita dessa jornada está estampada na própria arquitetura local, destacando assim a origem por trás de casa casa ou prédio.
Esse tipo de associação pode ser vista em cima de qualquer tipo de cidade, passando tanto pelos pequenos municípios a serem encontrados em áreas remotas do país, chegando até grandes metrópoles, com cada lugar se destacando por meio da sua arquitetura.
Ao falar sobre isso podemos até mesmo destacar a paisagem de diversas cidades pelo mundo, sendo possível reconhecer locais conhecidos como Nova York, Paris ou Londres, tudo por causa do estilo de organização dos prédios e qualquer outro tipo de edificação.
É até mesmo por causa da arquitetura local que um indivíduo pode decidir por morar em uma região específica, optando até mesmo por reformar sua nova casa com um material que combine com o restante da rua, como um revestimento cerâmico 3d, por exemplo.
De fato é mais fácil encontrar essa identidade local quando olhamos para pontos mais remotos, já que os centros urbanos de uma maneira geral costumam se apresentar de forma bastante similar, através dos seus prédios altos, em sua maioria espelhados.
Diante disso alguém pode tirar uma foto em frente a uma bolsa de negócios, seja em São Paulo, Nova York ou qualquer cidade da Europa e encontrar o mesmo cenário ao fundo, sendo preciso marcar a localização no Instagram para saber onde a pessoa está.
Outra coisa em comum nessas cidades é a possibilidade de sempre encontrar um espaço em obras, de modo a acompanhar o crescimento comercial desses municípios, estando visível elementos comuns de uma construção, como uma bandeja de proteção.
Esse tipo de modificação urbana é responsável pela transformação na arquitetura das cidades, levando então eles a crescerem, da mesma forma em que outras regiões encontram o seu valor justamente por buscar manter o seu visual original.
Nesse sentido encontramos municípios que se tornaram pontos turísticos justamente por sua arquitetura clássica, com tal destaque sendo mantido de forma a atrair atenção de novos visitantes. Em alguns lugares ambos os conceitos podem ser vistos, como em Niterói.
O histórico de Niterói
Ao falar sobre o estado do Rio de Janeiro é comum que exista uma atenção maior para a capital, no entanto, a riqueza do local está muito além da Cidade Maravilha, bastando apenas pegar a ponte Rio-Niterói para se ter acesso à grandeza da cidade vizinha.
Niterói se trata de um município histórico, sendo um local que em 2023 irá completar 450 anos desde sua inauguração, revelando assim o valor da cidade como um patrimônio não apenas para o estado, como também para a todo a região sudeste e até mais, ao país.
A origem da cidade começa em 1573, ainda no período colonial, quando o na época governador Estácio de Sá presenteou o chefe da tribo dos Temiminós, ele que atendia pelo nome de Arariboia, uma vila na entrada na Baía de Guanabara.
Com o passar do tempo a região foi reivindicada pela coroa, até que em 1834 se tornou a capital do estado, acompanhando assim o processo de modificação que ocorria no Rio de Janeiro desde a chegada da família real à transformação da região em um centro político.
Tal relevância acabou por interferir na arquitetura da região como um todo, com tais mudanças chegando também em Niterói, preparando o lugar para receber novas moradias e até mesmo espaços de negócios, como é feito hoje com prédios e um carpete em manta.
O maior destaque veio também do processo de mudança em relação à capital do país, através da construção de Brasília. Junto a essas modificações o Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado, dando à Niterói uma importância quase que complementar.
Isso acabou por fazer com que a cidade não recebesse a mesma atenção que o Rio de Janeiro, mesmo sendo um dos grandes municípios da região fluminense, contando também com uma arquitetura própria, contando até mesmo com a intervenção de grandes nomes.
Junto a esse processo de adequação à sua nova posição, Niterói passou por um número maior de criação de imóveis, para trazer repouso aos profissionais que trabalham no Rio, mas voltam aos finais de semana para a cidade, assim como o progresso comercial dali.
Nesse sentido, da mesma forma em que um prédio precisa lidar com a instalação de sprinklers para assim evitar possíveis acidentes, muitas adequações tiveram que ser feitas na cidade para garantir o melhor bem-estar de quem lá vive, trabalha ou apenas visita.
A parte da visita recebe um destaque por causa do valor histórico e cultural do município, dando início a um grande itinerário turístico. Muito disso vem tanto das riquezas naturais como das intervenções feitas por ninguém menos que o próprio Oscar Niemeyer.
É nesse sentido que podemos destacar Niterói como um local tanto para morar como para passar as férias, existindo uma série de espaços para se visitar, baseado então em toda a arquitetura local que pode ser analisada, com isso valendo até a quem busca morar por ali.
Espaços arquitetônicos de destaque em Niterói
Seja para quem está interessado em conhecer a cidade para morar, após receber uma proposta de emprego, por exemplo, ou busca apenas realizar uma viagem, tendo atenção à arquitetura das cidades, Niterói acaba por contar com diversas opções para se visitar.
Frente a isso podemos citar algumas regiões que se destacam justamente pelo valor de arquitetura que ali existe, sendo assim pontos especiais para se visitar, entre eles:
- Museu de Arte Contemporânea;
- Casa do Conhecimento;
- Teatro Popular Oscar Niemeyer;
- Fortaleza de Santa Cruz da Barra;
- Teatro João Caetano.
Da mesma forma em que concreto bombeado pode ajudar na base de um projeto de construção, esses espaços citados surgem como destaque em relação à arquitetura de Niterói, sendo válido então conhecer os destaques de cada um.
Museu de Arte Contemporânea
Também conhecido como MAC, o museu conta com um valor arquitetônico que vem diretamente de quem planejou sua estrutura, sendo no caso o criador de Brasília o Oscar Niemeyer, ele que foi responsável pelo visual futurista a ser visto na arquitetura dali.
Com um formato que lembra a imagem de um disco voador, o MAC é hoje um dos grandes destaques de Niterói, contando também com uma bela vista para a Baía de Guanabara, com esta paisagem sendo registrada pelo sistema de cftv monitoramento do museu.
Foi inaugurado em 1996 e até hoje segue como o principal ponto turístico da cidade, recebendo as mais diversas exposições e visitas, tanto de moradores como de pessoas de outras regiões.
Casa do Conhecimento
Outro museu a ser considerado durante seu passeio por Niterói, também por causa da sua arquitetura única, é o Museu da Ciência e Criatividade, conhecido também como a Casa do Conhecimento.
O destaque desse espaço parte da sua composição por meio de cúpulas erguidas em cima de um espelho d’água, situação que cria um visual único ao museu, tal como a visão para o lado externo que pode ser trazido a uma casa via uma janela esquadria de alumínio.
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Quando falamos sobre a arquitetura de Niterói é impossível fugir do nome de Niemeyer, existindo diversas homenagens em seu nome, como por meio do Caminho Niemeyer, uma caminhada onde é possível visualizar uma série de obras e projetos do arquiteto na cidade.
Completando também esse universo de homenagens podemos falar sobre o Teatro Popular, ele que se encontra no centro de Niterói. Sendo inaugurado em 2008, o teatro foi renomeado em nome do arquiteto em 2013, recebendo assim um destaque ainda maior.
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Muitos dos exemplos citados estão associados a projetos mais modernos, no entanto a riqueza arquitetônica de Niterói parte também de períodos mais antigos, o que inclui até mesmo a gestão da cidade durante o período colonial.
Um dos destaques nesse sentido é a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, ela que foi erguida com o objetivo de proteger o estado da Guanabara de possíveis ataques e invasões por parte de nações estrangeiras, resultando assim no forte que hoje pode ser visitado.
A preservação desses espaços parte da aplicação de serviços específicos, explicando assim o valor de uma empresa de terceirização de limpeza, responsável então por cuidar da arrumação desses locais arquitetônicos abertos à visitação do público.
Teatro João Caetano
Outro destaque de arquitetura que vem do passado, especificamente do século XX, é o Teatro João Caetano, nome popular dado ao Teatro Municipal de Niterói, ele que passou por um processo de reforma, sendo reinaugurado em 1995 mantendo-se hoje como destaque.
Esses são alguns pontos que destacam a arquitetura rica de Niterói, sendo ela possível de ser vista também tanto através da área urbana como a região natural que existe na cidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.