Exposição Ponte

Transporte gratuito de ida e volta do Rio leva cariocas e turistas para conhecer novo centro cultural de Niterói

O recém-inaugurado memorial apresenta a exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias, que conecta cultura, história e inovação. O serviço de van funciona aos sábados

Aos sábados, cariocas e turistas podem desfrutar de um serviço especial de transporte gratuito de ida e volta, entre o Rio de Janeiro e Niterói para conhecer o recém-inaugurado Memorial Ponte Rio-Niterói. Os ônibus saem do Centro Cultural Correios, no Rio, na rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, com partidas pela manhã e à tarde, facilitando o acesso à programação cultural nas duas cidades. Do ponto de encontro no Rio, a van parte em dois horários, às 9h30 e 13h, e sua volta está marcada para 11h e 14h50, com possíveis ajustes de acordo com o trânsito. Neste circuito, o passeio pela Ponte Rio-Niterói já é parte da experiência de conhecer e se encantar com a paisagem e grandiosidade deste patrimônio nacional.

A iniciativa faz parte da exposição “Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias”, que celebra um dos maiores marcos da engenharia nacional. A mostra está disponível em dois locais: no recém-inaugurado Memorial Ponte Rio-Niterói, em Niterói, e no Centro Cultural Correios, no centro do Rio. A visita com transporte gratuito ao Memorial, em Niterói, pode ser feita até 14 de junho.

Com experiências imersivas em realidade virtual e um acervo histórico envolvente, o projeto convida o público a atravessar a ponte com um novo olhar, reforçando seu papel como símbolo de conexão entre duas cidades e suas memórias.

No Memorial, em Niterói

Aberta ao público de 30 de abril a 30 de julho, a exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias traz documentos, fotos antigas, relatos, conteúdos interativos — incluindo óculos de realidade virtual — e também aborda a construção da ponte, a ocupação da Baía de Guanabara e a relação entre Rio e Niterói. A exposição inclui, ainda, músicas inspiradas na ponte, obras de arte sobre a Baía de Guanabara e até um game interativo. O projeto tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

No Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro

Um recorte da exposição também está disponível no Centro Cultural Correios, no centro do Rio de Janeiro desde o dia 16 de abril, com linha do tempo, depoimentos produzidos em parceria com o Museu da Pessoa e um game interativo sobre a Ponte. Parte do acervo foi cedida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ao completar 10 anos à frente da administração da Ponte, a concessionária Ecovias Ponte e a produtora Pas des Deux Projetos criaram o novo espaço cultural da cidade, o Memorial Ponte Rio-Niterói, localizado na sede da concessionária, na Ilha da Conceição, em Niterói, e inaugurado no dia 30 de abril com a exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias.

O objetivo do memorial é preservar a história da ponte e destacar sua importância para o Brasil, tanto do ponto de vista histórico quanto cultural e de engenharia.

Serviço

Exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias

EM NITERÓI – Memorial Ponte Rio-Niterói

Data: 30/04 a 30/07

Horário: terça a sábado: das 9h às 12 e das 14h às 17h
Rua Mario Neves, 01 | Ilha da Conceição, Niterói, RJ

www.memorialponterioniteroi.com.br

NO RIO DE JANEIRO – Centro Cultural Correios

Data: 16/04 a 07/06

Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Transporte gratuito – de ida e volta ao Rio, aos sábados, até 14 de junho.

Ver abaixo os horários disponíveis e locais das saídas:

Manhã

Saída do Centro Cultural Correios – RJ: 9h30

Chegada ao Memorial Ponte Rio-Niterói – Niterói: 10h10

Volta ao Centro Cultural Correios – RJ: 11h

Tarde

Saída do Centro Cultural Correios – RJ: 13h30

Chegada ao Memorial Ponte Rio-Niterói – Niterói: 14h10

Volta ao Centro Cultural Correios – RJ: 14h50

OBS – Possibilidade de pequenas alterações nos horários devido ao trânsito na data.

Agendamento de grupos para visitação:
Mediante envio de e-mail para [email protected]