O Teatro Popular Oscar Niemeyer realiza, no dia 05 de abril, o “Samba do Popular”. O evento, que conta com grandes sambistas de Niterói e região, acontecerá em comemoração aos 16 anos do equipamento cultural. A apresentação está marcada para às 17h, no foyer inferior.
O “Samba do Popular” terá participações de artistas como Paulo Zerbeni e Jansen Carvalho, na voz e percussão; Ludson Areia, na percussão; Mônica Mac, na voz; Guinho, no violão de sete cordas; além de Ernani, no cavaco, entre outros.
A roda de samba é uma homenagem à trajetória de longa data do Teatro que leva acesso à cultura para a comunidade local, sendo consolidado, portanto, como espaço de formação de plateias e de democratização cultural.
Sobre Paulo Zerbeni
Cantor, compositor e percussionista. Começou seu contato com a música, e as manifestações culturais, desde seus 3 anos. Era levado pela sua mãe aos terreiros de candomblé e, ao som dos tambores e cânticos africanos, foi tecendo a sua personalidade musical.
Nascido e criado no bairro de Santa Rosa, em Niterói, no dia 16 de outubro de 1978, foi frequentador de escolas de samba, como a Acadêmicos do Cubango, e também de grandes e renomadas rodas de samba da cidade como “Beltrão”, “Candongueiro”, “Quinta do Parque”, entre outras.
Aos 15 anos, passou a fazer da música sua ocupação. Foi integrante do Grupo Arruda, como um dos vocalistas e percussionista, onde promoviam grandes eventos em casas de samba de todo o Rio de Janeiro como Renascença, Vila Isabel, Pedra do sal, e principalmente na Lapa, em casas como “Rio Scenarium”, “Lapa 40°”, “Bar da Boa” e Samba Luzia, entre outros.
Sobre Monica Mac
Cantora, com mais de 20 anos de carreira, apresenta um repertório de sambas selecionados acompanhada por Hernani Valente (cavaquinho) e Almir Sodré (percussão). Monica Mac foi co-idealizadora dos projetos Samba Buarque de Hollanda, Sai Samba de Cartola e Recriando a Criação – em homenagem ao mestre Zé Katimba. Com shows em diversos pontos do país no currículo, a cantora já se apresentou ao lado de grandes nomes da MPB, como Monarco e Dona Ivone Lara.
Sobre Jansen Carvalho
Cantor e compositor de Niterói. Apaixonado por disco de vinil e inspirado pelos Mestres Almir Guineto, Martinho da Vila e João Nogueira, descobriu o samba aos seis anos. Incentivado pela família Grupo Aconchego e Amigos, iniciou sua trajetória pelo samba.
Entre seus projetos, já cantou em grupos da Zona Norte e blocos carnavalescos. Aos vinte anos enfrentou um novo desafio: ser intérprete de Escolas de Samba. E assim iniciou seu desfile pela área, atuando no GRES Acadêmicos do Cubango, Tradição de Pilares. Participou da Disputa de Samba da Grande Rio, Viradouro e Mangueira. Em 2011, estreou como compositor, na Mangueira. Os sambas assinados lhe renderam quatro finais e duas semifinais. E o reconhecimento maior veio com o Samba, concorrente da Estação Primeira de Mangueira, “A menina dos olhos de Oya”, que compõem uma das faixas do CD de Maria Bethânia. Fez aberturas de shows de artistas renomados como Xande de Pilares no Aniversário da Cidade de Niterói. No ano de 2020 Jansen Carvalho lança seu primeiro EP autoral, “Meu Samba Fiel Amigo”, com 7 faixas e em 2021 lança um novo EP “Niterói Canta Sua Cultura”, foi premiado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói pelo vídeo clip da Música “Cristo Redentor” de sua autoria, e recebeu Homenagem Maestro Cláudio Santoro da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do RJ) como artista Master.
O show de Jansen Carvalho tem como objetivo “fazer sambar” o público presente. Acompanhado de músicos de harmonia e percussão, apresenta um repertório diversificado de canções de compositores e intérpretes como: Cartola, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Alcione, Beth Carvalho, João Nogueira, Zeca Pagodinho, além dos mais queridos Sambas Enredo das principais escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço – Samba do Popular
Data: 05 de abril (quarta-feira)
Horário: 17h
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Gratuita
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ.