O cinema é uma das artes mais democráticas que existem, principalmente por causa do seu fácil acesso. Sim, o preço do ingresso pode ser um pouco caro, mas diversas são as maneiras de assistir um filme hoje, seja no streaming ou até ver algo passando na TV.
Ou seja, a arte do cinema se tornou muito mais acessível, sendo possível assistir um filme hoje diretamente por meio do seu celular, tablet, computador ou qualquer outro tipo de dispositivo que conte com uma tela, auxiliado por uma conexão com a internet.
Isso não significa que as salas de cinema deixaram de ter a sua relevância, pelo contrário, tais espaços atualmente podem ser encontrados nas ruas, nos shoppings ou até mesmo nos museus, contando com uma seleção especial definida por diferentes amostras.
Junto disso, os cinemas vivem um processo de modernização, o que inclui projetores digitais de alta qualidade, poltronas confortáveis em salas premium e um sistema automático de compra de ingresso, junto a serviços de uma empresa terceirizada de portaria.
Tudo isso faz com que a relação das pessoas com o cinema também venha ganhando novos contornos, sendo para alguns um passatempo que pode sair um pouco mais caro, enquanto para outros pode ser o melhor passeio frente a opções menos acessíveis.
Outra coisa a ser considerada nesse sentido é a presença de salas nas mais diversas cidades do país.
Então, a Ancine aponta para um número de 3401 palcos e exibição funcionando no Brasil no ano de 2022, apontando como o retorno dos cinemas após o período de pandemia.
Ou seja, da mesma forma em que basta acessar a internet para encontrar por uma empresa de reformas residenciais ao seu redor, o mesmo pode ser dito em relação às salas de cinema, existindo até mesmo aplicativos que te apontam ao cinema mais próximo.
É justamente por causa dessa pluralidade de salas que o cinema é visto como uma das formas de acesso à cultura que mais se destaca no país, por mais que o mesmo não possa ser dito sobre a diversidade das obras que podem ser exibidas dentro de tais telas.
Logo, para quem possui um gosto um pouco mais refinado para essa sétima arte, como um fã do cinema estrangeirio, por exemplo, pode ser difícil encontrar por uma seleção mais ampla de alternativas que fujam de opções comerciais, com robôs e super-heróis.
Para ajudar nesse sentido, é possível recorrer aos festivais de cinema, com tais amostras reunindo uma série de opções diferenciadas que podem apresentar o público aos mais diversos tipos de obras, não sendo preciso sequer sair de Niterói para ter acesso a isso.
A cultura em Niterói
Cidade vizinha ao Rio de Janeiro, Niterói é um dos municípios de grande destaque dentro do estado fluminense, conhecida tanto por sua proximidade com a Cidade Maravilhosa como pelas suas belezas naturais e arquitetônicas, sendo um destino para sua viagem.
Além de encontrar diversas opções de parques, praias e trilhas, Niterói conta também com uma grande seleção de espaços culturais como museus, tal como o Museu de Arte Contemporânea, igrejas e teatros, como é o caso do Teatro Popular de Niterói.
Junto a isso, podemos falar também dos monumentos arquitetônicos lá presentes, como é o caso do Caminho Niemeyer, tratando-se de um passeio onde é possível encontrar uma série de edificações planejadas pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.
Tudo isso faz de Niterói uma boa cidade não apenas para visitar, mas também para residir, existindo também uma boa oferta de empregos graças ao crescimento industrial, sendo possível encontrar desde uma empresa de pintura residencial a outros segmentos.
Agora, quando falamos sobre acesso à cultura, algo que volta a se destacar é o cinema e de fato, o município conta com um bom número de opções nesse sentido, seja na região central de Niterói ou entre outros pontos mais distantes a serem vistos na cidade.
Contudo, voltamos ao mesmo problema de antes, que é a baixa disponibilidade de filmes diferenciados, principalmente em cinemas menores, que acabam sendo dominados por produções de Hollywood, como os grandes blockbusters, que atraem vários espectadores.
Caso tenha uma preferência por uma lista muito mais seleta de produções, como aquelas exibidas normalmente em festivais e mostras de cinema, saiba que não será necessário colocar os seus pés para fora dali para ter acesso a tais obras.
Ou seja, da mesma forma em que não é preciso pegar a ponte Rio-Niterói para achar um bom espaço para casamento, o mesmo pode ser dito em relação aos cinemas, com isso valendo também para os festivais da área, com a cidade tendo várias opções nesse sentido.
Os principais festivais audiovisuais de Niterói
O mercado audiovisual como um todo sofreu bastante com os efeitos da pandemia, fazendo com que muitos festivais anuais da área de cinema tivessem suas atividades pausadas por um tempo. Atualmente, essas amostras estão voltando, mesmo que aos poucos.
E se isso é algo válido para cidades mais populares no Brasil, como é o caso de Rio de Janeiro e São Paulo, o que dizer de espaços menores, como Niterói? Bem, a situação começa a mudar, com muitos festivais da sétima arte voltando a ocorrer no município.
Diante disso, para você que procura por um festival na região, eventos patrocinados pelas mais diferentes empresas, como aquelas que atuam com manutenção de geradores a diesel, é válido conhecer as principais opções que ocorreram e vão acontecer por lá:
FESTin ON
O FESTin trata-se de um conhecido festival de cinema voltado à obras que fazem parte da CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com destaque para o Brasil e Portugal como principais exportadores de cinema em relação a essa língua.
Realizado em Niterói, nos últimos anos, o evento teve que se adaptar ao digital, tal como uma empresa de cftv e muitas outras, dando origem ao FESTin On. Esse festival online ofereceu de forma gratuita ao público diversas obras, tudo por meio do streaming.
Para quem prefere a experiência das salas de cinema, o festival está de volta à cidade, com sessões marcadas para o período de 29 de junho a 07 de julho de 2023, dentro de uma seleção de redes em Niterói.
Festival de Cinema do BRICS
O festival possui uma pluralidade que envolve a exibição de obras do bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, China, entre outros. A sua exibição ocorre no Centro de Artes da UFF, sendo importante lembrar do espaço acadêmico graças ao seu valor cultural.
Cine Arte UFF
Também realizado nas salas de projeção da UFF, Universidade Federal Fluminense, o local conta sempre com uma programação diversa de produções, sejam filmes premiados ou até mesmo aqueles pouco conhecidos.
No primeiro semestre de 2023, o destaque ficou para obras indicadas ou vencedores do Oscar, seguindo um cronograma que contou com filmes, como:
- E.T: O Extraterrestre (05 a 11 de Janeiro);
- Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Fevereiro);
- A Baleia (30 de Março a 05 de Abril);
- TÁR (06 a 12 de Abril).
Com preços acessíveis, o Cine Arte pode ser uma boa opção para quem busca assistir uma seleção diferenciada de obras, permitindo encontrar por produção mais variadas que o cinema comercial, tal como a variedade de tons de tinta industrial para ferro.
Festival Brasileiro de Cinema Universitário
Conhecido também como o FBCU, esse festival nasceu em Niterói em 2013. No entanto, por questões econômicas e burocráticas acabou sendo transportado para o Rio de Janeiro. Para a sorte do povo niteroiense, o FBCU agora está de volta às terras de Niterói.
Festival de Cinema Sol Maior
Junto desses festivais mais conhecidos, não podemos deixar de destacar alguns novatos que começam a despontar em Niterói, como é o caso do Sol Maior, um festival voltado à exibição de curtas, com destaque também ao universo das trilhas sonoras.
Além de todas essas opções, é válido destacar também alguns festivais que passaram por Niterói nos últimos anos, presentes em cinemas específicos da cidade, como é o caso do Cinema Reserva Cultural Niterói e do citado Cine Arte UFF. Nesses locais, ocorreu a exibição de amostras diversas, entre elas:
- Festival Varilux de Cinema Francês ;
- Festival do Rio;
- Festival de Cinema Europeu em Niterói;
- Entre outros festivais.
Todas essas são opções que destacam a riqueza cultural do cinema que pode ser visto diretamente de Niterói, sem que seja necessário sair da cidade para ter acesso a um catálogo variado de produções que fazem parte da sétima arte.
O que podemos ver com isso é que Niterói está sempre aberta aos festivais de cinema, quase que por meio de uma portaria 24h, fazendo de lá um bom espaço para você, amante do cinema, visitar ou até mesmo morar, sabendo que haverá uma boa seleção de filmes lá.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.