Apresentando poesia, música e o lançamento do catálogo, “Mulheres: vozes e arte” acontece no dia 8 (quarta), Espaço Cultural Correios Niterói
A exposição “Pranto”, da fotógrafa Andréa Brêtas, homenageia o Dia Internacional das Mulheres e todos os gêneros, em 8 de março (quarta), com o evento “Mulheres: vozes e arte”, com a realização de uma Ponte de Versos especial, que contará com a presença de poetas mulheres do Rio e de Niterói, emprestando sua voz para falar de suas experiências e fortalecer o lugar das mulheres não só nas artes e na literatura, como em todo lugar.
Entre as escritoras, nomes como Solange Padilha, Georgia Annes, Cristina Fürst, Rose Araújo, Alice Monteiro, Mariana Imbelloni Braga, Carmen Moreno, Celi Luz, Hélen Queiroz, Rosália Milsztajn, Lílian Maial e Thereza Christina Rocque da Motta, entre outras.
Na ocasião, Andréa Brêtas lança e autografa os catálogos da exposição, e faz visita guiada por quatro salas, com fotos em preto e branco, de duas tribos africanas, onde usou suas lentes para conscientizar e lutar pela não violência contra as mulheres e todos os gêneros.
Também presente, a nova voz do pop nacional e internacional, Clarissa Alves, que estará apresentando em show intimista ‘unplugged’, com violão, alguns sucessos para enriquecer e mediar esse círculo artístico e literário. Um evento que tem por objetivo mostrar a força e o poder criativo das mulheres, suas liberdades de emoções e escolhas, e todas/todes são convidados a compartilhar e viver essa experiência.
“Mulheres: vozes e arte” acontece no dia 08 de março, das 15h às 17h, no Espaço Cultural Correios Niterói RJ. A curadoria é da Tartaglia Arte.
Sobre a exposição Pranto
A fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a exposição “Pranto”, onde traz fotos de mulheres africanas no Espaço Cultural Correios Niterói RJ, em preto e branco, para conscientizar sobre a violência contra a mulher, principalmente sobre a MGF – Mutilação Gentital Feminina, que, segundo o Unicef, vitimiza, ainda hoje, milhões de mulheres e meninas em todo mundo e que, a cada ano, atinge cerca de três milhões de meninas, antes de completar 15 anos.
A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas e a curadoria da Tartaglia Arte na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar a diferença entre as expressões das mulheres do Quênia (onde ainda há MGF) e da Namíbia (sem MGF), e certamente vão se deixar tomar por emoções diversas.
O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade.
Sobre a Ponte de Versos
Evento literário tradicional que acontece mensalmente e que, este ano, comemora 24 anos. Desde 1999, ocorria quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, tornando-se parte da cena poética carioca.
Divide-se entre “Prato Principal”, onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos. Em seguida, é aberta a “Sobremesa” ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a “Saideira”, com a leitura de mais um poema curto cada um.
Serviço – Mulheres: vozes e arte
EVENTO DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Dia 08/03 – das 15h às 17h
Exposição: Pranto
Artista: Andréa Brêtas
Instagram: @andreabretas
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Marchand e assessora da artista: Georgia Nolasco
Visitação: até 11 de março de 2023
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ
Tel: (21) 2503-8550
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado, das 13h às 17h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC – CIB/SC – Espaço Cultural Correios
Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.