Dicas de trilhas em Niterói

Dicas de trilhas em Niterói

Quando pensamos em uma grande opção turística no Brasil é comum pensar apenas em pontos mais tradicionais, como Rio, São Paulo e Bahia, quando na verdade existe uma riqueza muito maior de opções, tal como as trilhas de Niterói e os lençóis maranhenses.

É justamente por causa dessa pluralidade de opções que cada vez mais vemos pessoas passando a colocar como o seu destino de viagem cidades que fazem parte do território nacional, invés de focar seus olhos apenas em regiões e pontos turísticos internacionais.

Parte dessa decisão vem da valorização maior à cultura nacional que foi sendo desenvolvida com o passar dos anos, mas não podemos ignorar a questão financeira, ainda mais quando as famílias e o mercado vêm se recuperando de períodos de crise.

Junto a tudo isso ainda existe o apelo maior que a população vem dando à causa ambiental e o que não falta no Brasil são destinos que possuem algum tipo de ligação com o meio ambiente, destacando assim as belezas naturais que podem ser encontradas no país.

Da mesma forma em que alguém passa a organizar sua mala antes de uma viagem, passando a dar preferência a materiais que não tragam impactos ao meio ambiente, como ecobags personalizadas, o mesmo pode ser dito sobre as suas opções de trajeto.

Além do seu destaque nacional, existe um movimento mundial que dá destaque para novos modelos de passeio, optando por uma ligação maior com a natureza. Assim como o turismo internacional vem apostando nesse tema, o mesmo pode ser visto dentro do próprio Brasil.

Os turistas estrangeiros vêm dando um maior reconhecimento para opções de viagem naturais dentro do Brasil, o mesmo vem acontecendo com a própria população nacional, permitindo a alguém sair do meio urbano para visitar praias ou trilhas.

Diante desse destino, alguém pode deixar de lado sua bota de segurança, usada em um trabalho na fábrica, para trocar por um chinelo enquanto visita locais abertos ou opta por um tênis para correr na orla da praia ou até adentrar uma floresta por meio de uma trilha.

Para quem busca por todas essas opções, pode existir um grande número de cidades capazes de oferecer tamanhas alternativas, com o mesmo podendo destacar Niterói como o ponto ideal para a sua próxima viagem.

O valor turístico de Niterói

Uma das cidades mais visitadas do estado do Rio de Janeiro, Niterói é um ponto conhecido pelo seu valor cultural e arquitetônico, no qual se destaca o seu Museu de Arte Contemporânea, uma obra desenvolvida pelo próprio Oscar Niemeyer.

Além de toda essa cultura urbana, Niterói revela também um grande número de passeios naturais a serem reconhecidos, tudo a fazer com que essa cidade seja um destaque a ser considerado enquanto você monta o seu itinerário de viagem para as férias.

Entre as opções de passeios que podem ser realizados em Niterói é possível destacar alternativas como:

  • Praias;
  • Parques;
  • Museus;
  • Trilhas.

Essas alternativas deixam claro como a cidade pode ser reconhecida pela sua relação entre o meio urbano e ambiental, permitindo aos visitantes montarem uma jornada bastante rica em seu período de férias, conhecendo o melhor que ambos esses espaços podem oferecer.

Tudo isso a contar com uma estrutura diferenciada, onde uma viga de madeira pode servir de coluna para um restaurante a ser visitado nos arredores do Parque da Cidade, um dos principais pontos turísticos de Niterói que vale a pena visitar.

Agora, entre as opções de destino que vem conquistando uma maior atenção nos últimos anos está essa questão da proximidade com a natureza. É a partir desse movimento que o Brasil vem recebendo muito mais turistas vindos do próprio território brasileiro.

Enquanto pessoas vindo do exterior podem acabar visitando apenas aquelas cidades mais populares, como o Rio de Janeiro, cabe aos turistas nacionais descobrirem muitas outras riquezas que podem estar disponíveis no país, principalmente para quem curte a natureza.

Nesse sentido Niterói acaba carregando um grande destaque que é a possibilidade de realização de trilhas diversas, tudo graças a presença de diversos pontos próximos ao meio ambiente, como florestas, regiões perto de praias entre muitas outras alternativas.

Se você especificamente possui um perfil mais aventureiro, estando em busca de realizar diversas trilhas pelo país, saiba que Niterói pode ser o destino perfeito, tudo graças às diferentes opções que existem nesse lugar, sendo assim o ponto ideal para sua viagem.

Opções de trilhas em Niterói

Quando falamos sobre o gosto de estar próximo à natureza existem aqueles que gostam apenas da paisagem, optando por almoçar em um quiosque que conte com uma tenda piramidal, assim como aqueles que preferem ter um contato mais próximo ao ambiente.

Em relação ao segundo perfil se destacam aqueles que gostam de realizar trilhas, sendo possível acumular diferentes aventuras pelo país e pelo mundo, quase como se fosse um álbum de figurinhas. Nesse sentido é importante completar a página de Niterói.

Ao falarmos sobre a variedade de trilhas que lá existem é importante destacar que existem aquelas que são mais fáceis, para quem faz um passeio simples, além daquelas mais complexas, perfeitas para quem já possui experiência na área.

Para quem busca por alternativas mais acessíveis as trilhas que se destacam são:

Morro Santo Inácio 

Com uma distância de cerca de 3,5 km na ida e volta, essa é uma das opções de trilhas mais tradicionais de quem visita Niterói, com o grande destaque sendo o cume do Morro Santo Inácio, permitindo ao visitante contemplar a cidade como um todo.

Essa é considerada uma trilha que varia entre o fácil e o moderado, valendo todo o cansaço diante da paisagem que o aguarda no topo do morro. Agora, se você procura por trajetos menores e mais práticos, existem outras opções a se destacar.

Pedra do Cantagalo

Com uma distância média de 2,42 km, essa trilha também guarda uma visão de destaque, permitindo uma visão completa das praias de Niterói, além da própria Baía de Guanabara, nesse caso só é indicado recorrer ao auxílio de guia para quem não conhece a região.

A busca por essa ajuda deve ser alertada pois, por mais moderada que seja essa trilha, existem muitos espaços sem sinalização, o que pode fazer o indivíduo se perder, sendo melhor contar com tal segurança.

Costão de Itacoatiara

Essa é conhecida como a trilha mais famosa de Niterói, tanto pela sua duração pequena, com uma extensão de apenas 1,4 km, ainda permite ter uma visão privilegiada da praia, permitindo um belo mergulho nas águas da região.

Portanto, sendo uma ótima opção qualquer pessoa, seja uma pessoa que trabalha com guarda corpo de alumínio ou até mesmo um aposentado.

Trilha da Enseada do Bananal

Essa opção é vista por muitos como uma parceira da trilha de Itacoatiara, tanto por sua proximidade como por sua distância também pequena, de 2,6 km na ida e volta.

No fim ainda é possível realizar uma descida de rapel, com a tal atividade na área tendo uma extensão de 30 metros, uma ação que merece até mesmo um troféu em acrílico a ser presenteado para quem enfrenta o seu medo de altura e embarca nessa aventura.

Ao mesmo tempo, caso você já tenha uma experiência maior no ramo das trilhas, existem duas opções específicas que devem ser consideradas, sendo elas:

Pedra do Elefante

Com a sua ida e volta contando com uma distância de 4 km, a trilha da Pedra do Elefante se encontra na divisa entre Maricá e Niterói, fazendo parte do PESET, o Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Essa trilha é dividida entre parte na mata e parte em uma escalaminhada, termo usado para se referir às caminhadas feitas em planícies verticais, como em cumes.

Para quem achar essa trilha muito cansativa, a ponto de querer passar o seu panfleto de viagem em uma fragmentadora de papel, saiba que existe uma grande recompensa, que é a visão de toda a região oceânica de Niterói, junto também de uma vista de Maricá.

Travessia Tupinambá

Por fim se destaca a travessia de Tupinambá, ela que pode durar quase 3h, dentro de uma distância percorrida de quase 6 km. Durante esse trajeto é possível visualizar por diferentes mirantes como o da Quebrada, Tapera e Cunhambebe.

Terminando no Jardim Imbuí essa travessia pode ter início tanto no Parque da Cidade como no bairro de São Francisco, tudo dependendo da energia de quem for embarcar nessa trilha. Só não esquece de levar os recursos necessários, como uma garrafa d’água.

A partir dessas opções é possível destacar Niterói como o local ideal para os amantes de trilha, se tornando uma ótima opção até mesmo para quem trabalha em um fábrica de lava olhos podendo dar mais valor para as riquezas do Brasil e dessa cidade do Rio de Janeiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *