Intervenção cênica mescla ciência, arte e imaginação, dialogando com o universo geek
Em uma jornada única através da ciência, arte e imaginação, a artista e contadora de histórias Ana Luiza França convida o público infantojuvenil para a Intervenção Cênica “Ana e o Universo”, parte da programação do Niterói Expo Geek. A apresentação acontecerá no Memorial Roberto Silveira – Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, neste sábado (16), às 15h30 e no domingo (17), às 13h. O acesso é gratuito em ambos os dias e a inclusão está garantida com tradução para Libras no domingo, garantindo que todos possam embarcar nessa jornada.
“Ana e o Universo” ocorre a partir de um jogo em que as crianças se movem no lugar dos peões. Com o resultado de cada jogada, define-se o universo e as histórias a serem contadas. “Eu queria criar algo que dialogasse com o universo geek e que trouxesse o público para dentro da cena,” explica Ana, que também é a realizadora da intervenção.
Mesclando fatos científicos com histórias e curiosidades do universo geek – desde animes a filmes de super-heróis e quadrinhos – Ana leva a criançada a uma viagem que atravessa universos microscópicos, aquáticos, terrestres e espaciais. “A dramaturgia é pautada em informações científicas, mas a intervenção não é uma aula. É uma brincadeira pelo universo com o intuito de acender a curiosidade”, destaca.
Através de Ana, uma mistura entre a figura de uma cientista e a própria artista Ana Luiza França, a intervenção cênica traz histórias como o dia em que um menino encontrou o maior meteorito que já havia caído no Brasil, o que se sabe sobre a origem do universo, entre outros fatos e curiosidades. “Os saberes são diversos e a ciência é uma prática coletiva. Nós já caminhamos muito em relação às descobertas científicas, não caminhamos sós, e ainda há um universo infinito a ser desvendado”, ela ressalta.
Inspirando-se em obras aclamadas como “O Mundo de Beekman”, “Big Bang Theory” e “O Professor Pardal”, a apresentação ilumina a curiosidade inata das crianças ao mesmo tempo em que busca ultrapassar estereótipos. “Ana e o Universo” é também uma homenagem a esses universos que, embora separados na teoria, se atravessam, enquanto falam dos mundos possíveis. “Gosto muito da ideia de unir ciência e arte. Ambas precisam da imaginação para existir. A imaginação impulsiona o desejo pela descoberta e o desejo pela invenção de novos mundos,” conclui.
“Ana e o Universo” foi contemplada no Edital de Cultura Geek da Secretaria Municipal das Culturas de Niterói.
SERVIÇO
Local: Memorial Roberto Silveira – Caminho Niemeyer – Centro de Niterói (próximo à estação das barcas que vêm do Rio)
Datas: Sábado (16/09), às 15h30
Domingo (17/09), às 13h (com tradução para Libras)
Entrada franca
FICHA TÉCNICA
Idealização, dramaturgia e atuação: Ana Luiza França
Direção de Arte: Arlete Rua
Supervisão Cênica: Breno Sanches
Intérprete de Libras: Stephannie Carvalho