Parque Orla Piratininga é finalista em premiação na Europa

Parque foi reconhecido como uma das principais obras de infraestrutura verde

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, ficou entre os finalistas do World Green Infrastructure Awards 2023, premiação que aconteceu nesta quarta-feira (28), em Berlim, na Alemanha. A premiação foi precedida por um congresso internacional com as melhores práticas de sustentabilidade no mundo, com participação de representantes de 39 países.

O World Green Infrastructure Congress 2023 é o maior congresso da Europa sobre o uso de vegetação para melhorar o conforto ambiental dentro de moradias, melhorar qualidade da água e do ar nas cidades. A última edição aconteceu em 2017. O evento é organizado pela Bundesverband GebäudeGrün e.V. (BuGG) com o apoio de parceiros internacionais e nacionais, como a World Green Infrastructure Network (WGIN) e a European Federation of Green Roof & Wall Associations (EFB).

“O Parque Orla Piratininga é um sonho realizado. Estar entre os finalistas, entre os principais projetos do mundo, é sinal de que Niterói está investindo no que há de mais moderno e sustentável no planeta”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael. “O projeto, que utiliza Soluções Baseadas na Natureza para recuperar a lagoa, também entregará a Niterói uma belíssima área de lazer e um centro cultural, sem falar das ações sociais e de saneamento nas comunidades do entorno. Este parque será mais um impulso no ciclo de desenvolvimento sustentável da cidade, um avanço na questão do saneamento, drenagem e urbanização que já transformam bairros, geram oportunidades e alavancam a qualidade de vida da população”.

Dionê Marinho Castro, coordenadora do PRO Sustentável, programa responsável pela implantação do POP, representou o prefeito Axel Grael na premiação, em Berlim.

“O POP foi finalista entre os melhores projetos de infraestrutura verde urbana do mundo”, disse. “Para nós é importante porque a Europa primeiro, e também países da Ásia e Oceania, já têm experiência longa nesse tipo de procedimento de proteção e recuperação dos sistemas ambientais e melhoria do conforto ambiental urbano. Vimos aqui que estamos começando a fazer em Niterói o que já é tendência mundial, a utilização de tecnologias verdes para transformar as cidades em espaços mais humanizados. São verdadeiras obras de arte vivas construídas no mundo à semelhança do nosso Parque Orla Piratininga. Só o fato de Niterói estar junto com todas essas nações mostra que nossa cidade está alinhada com as melhores práticas do mundo”.

As inscrições para o WGIN Award foram enviadas por ou em nome dos membros da Associação Nacional da WGIN. Cada membro da Associação Nacional pode indicar no máximo dois trabalhos para cada categoria de prêmio. No Brasil ainda não há Associação formalizada. O Instituto Cidade Jardim, da qual a planejadora urbana Cecília Herzog faz parte faz parte, submeteu o POP para a categoria “infraestrutura urbana verde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *