O pôr do sol é um daqueles presentes que a natureza nos dá todos os dias, sendo possível emoldurar essa imagem em pinturas e pela câmera do celular, mas nada supera a sensação de presenciar esse evento com os seus próprios olhos, vendo o sol descer.
No cinema, esse momento até mesmo recebe um nome próprio, sendo conhecido como a hora mágica, aquele período do dia onde os casais dão o seu beijo apaixonado frente às telas, fazendo o público se emocionar durante o final do filme, com essa beleza ao fundo.
Da mesma forma existem aqueles que são conhecidos por aplaudir o pôr do sol, como um agradecimento por simplesmente estar vendo um movimento natural do planeta, mas que para o espectador de forma parece tratar-se de algo com uma certa magia envolvida.
Ao valor dado ao pôr do sol que muitos eventos são programados justamente para ter ao fundo essa belíssima imagem, o que explica a procura por locais para casamento ao ar livre, sendo organizada uma cerimônias que culmina justamente na citada hora mágica.
Agora, por mais que seja algo disponível a todos, não é todo o lugar que oferece uma boa vista para esse evento natural, sendo impossível compreender a sua magnitude quando, no máximo, esteja vendo o pôr do sol no reflexo do ônibus, voltando cansado do trabalho.
Muitos pontos turísticos se destacam justamente por oferecer um espaço adequado para você presenciar o pôr do sol, como se a paisagem ali presente já não fosse o suficiente para justificar a visita a esse local natural, com esse sendo apenas um ponto a mais.
Quando falamos sobre um lugar adequado para se ver o pôr do sol, cidades de perfil urbano acabam não se destacando, com os moradores tendo que dividir a vista dos céus com companhias variadas, até mesmo aquelas necessárias como empresa de programação.
É justamente nesse sentido que ao pesquisar na internet pelas melhores cidades para se ver o pôr do sol acabam se destacando aqueles lugares mais conhecidos justamente pela sua proximidade com a natureza, como acaba sendo o caso do Rio de Janeiro no sudeste.
No entanto, essa não é a única cidade que conta com espaços lindos para presenciar o pôr do sol ou então, aproveitar do momento para tirar fotos lindas para o Instagram ou gravar o fundo perfeito para o seu projeto de faculdade, basta viajar alguns km de distância.
As belezas naturais de Niterói
Uma das cidades mais conhecidas do estado fluminense, ficando atrás apenas do próprio Rio de Janeiro, Niterói é uma das regiões mais populares do estado, contando com museus, um grande mercado comercial e claro, um destaque populacional.
Tudo isso acaba fazendo com que as pessoas de fora olhem para Niterói apenas como um centro urbano, achando que todas as belezas naturais estão reservadas ao seu vizinho, o Rio de Janeiro, ao ponto de receber o título de Cidade Maravilhosa.
Agora quem de fato vive ou conhece realmente Niterói possui uma resposta completamente diferente para isso, sabendo que dentro da sua extensão a cidade guarda diversas belezas naturais, sendo preciso se organizar para quem queira visitar todos os pontos disponíveis.
Ao falar dessas riquezas de Niterói concebidas pela natureza em si, é possível colocar em alta um grande número de passeios que podem ser realizados, entre eles:
- Praias;
- Parques naturais;
- Caminhadas;
- Trilhas.
São todas opções que para abrir um negócio na cidade, dependendo da região, é necessário contar com uma permissão da prefeitura, tal como funciona o sistema de licenciamento CETESB, que é exigido na região de São Paulo.
É importante saber dessas riquezas de Niterói para quando for organizar sua próxima viagem de férias, sabendo que a cidade pode ser uma grande opção para quem quer conhecer o estado do Rio de Janeiro, indo um pouco além da sua conhecida capital.
Outra opção pode ser também esticar um pouco mais os seus dias de passeios, simplesmente pegando a ponte Rio-Niterói para ter acesso a todas as belezas da cidade vizinha, ou apenas algumas, já que é preciso ter tempo disponível para conhecer tudo.
E quando falamos sobre essas riquezas naturais, podemos destacar também uma posição adequada para visualizar o pôr do sol, aquele presente da natureza que é capaz de fazer uma boa combinação com todas as diferentes paisagens que podem ser vistas em Niterói.
Com isso em mente, saiba que não é preciso manter sua visão ao pôr do sol fechada às imagens de um serviço de instalação de câmeras de monitoramento ou da janela do seu quarto, já que Niterói conta com espaços excelentes para visualizar esse movimento diário.
Espaços para ver o pôr do sol em Niterói
Caso esteja planejando fazer um passeio durante o dia inteiro, fechando essa viagem com uma bela visão do pôr do sol, saiba que existem pontos turísticos de destaque em Niterói para garantir a visão dessa bela paisagem, com destaque para opções, como:
Parque da Cidade
Um dos grandes pontos turísticos de Niterói, esse local destaca-se também pelas suas várias opções de acesso, sendo possível chegar até o parque através de opções, como carro, bicicleta, ônibus, até mesmo a pé, dependendo da sua posição em relação ao local.
O grande destaque do parque se dá também por ser uma área de preservação ambiental, existindo todo um cuidado em garantir com que a região seja mantida como um espaço ecológico, com uma vista que por si só justificaria todo esse cuidado.
Assim como uma empresa de cabeamento estruturado trabalha com a criação de diferentes conexões, o Parque da Cidade possui uma visão que também compartilha de múltiplas ligações, nesse caso, com a vista para regiões do Rio de Janeiro, entre elas:
- Baía de Guanabara;
- Pão de Açúcar;
- Cristo Redentor;
- Pedra da Gávea;
- Morro Dois Irmãos.
Toda essa conexão acaba fazendo com que o pôr do sol sendo visto no Parque receba uma atenção ainda maior, com imagens que competem com a beleza do próprio astro em si.
Praias de Niterói
Ir à praia é uma boa opção para quem busca ter uma visão privilegiada do pôr do sol e, no caso, Niterói conta com diversas alternativas nesse sentido. Entre essas opções, é possível dar destaque para a praia de Itaipu, região conhecida da cidade.
Para quem procura por um lugar um pouco mais próximo da região oceânica, é possível recomendar a Praia de Itacoatiara, ambas boas opções para quem está aproveitando o seu período de férias em seu serviço de manutenção em rede de alta tensão.
Agora, se você procura por um lugar um pouco mais reservado, quem sabe até para pedir o seu ou a sua pretendente em casamento, com uma linda paisagem ao fundo, aí se recomenda a Praia do Sossego, local que se destaca pelo seu acesso mais restrito.
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Fora todas as riquezas naturais, existem obras erguidas pelo homem que fazem uma boa combinação com o pôr do sol ao seu redor. Nesse caso, falamos sobre a fortaleza Santa Cruz da Barra, uma estrutura protetiva erguida ainda durante o período colonial.
Presente no bairro de Jurujuba, a fortaleza pode fazer um bom contraste com as cores do pôr do sol no céu, fora a posição alta do local, tornando a visão desse fenômeno natural ainda mais rico para todos os que ali estão presentes.
Trilha do Morro das Andorinhas
Presente no Parque Nacional da Serra da Tiririca, a posição alta do Morro das Andorinhas vale qualquer tipo de esforço físico a ser feito durante a trilha, mantendo assim uma visão de destaque ao pôr do sol ao chegar nesse horário específico.
Nesse sentido, vale a pena se preparar na academia nas folgas do seu trabalho em uma empresa de locação de impressora térmica ou de qualquer outra ação, tudo para estar pronto para realizar a trilha e assim, ter acesso a uma bela visão do pôr do sol.
Trilha da Pedra do Elefante
Fechando nossa lista de opções, destacamos a Pedra do Elefante, trilha essa que recebe o nome também de Alto do Mourão, sendo mais uma opção para se fechar um dia de trilha, recebendo como prêmio a visão do pôr do sol presente ao no seu horizonte.
Com tudo isso em mente, é válido estudar com atenção todas as opções para se ver o pôr do sol em Niterói, e o que não são opções por lá, tal como um serviço de monitoramento de caminhões pode descobrir ao fazer uma entrega na região.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.