Estudo traz ainda dados acumulados nos últimos doze meses e as características dos imóveis mais buscados na cidade.
A cidade que já foi capital do estado do Rio de Janeiro e que ostenta um dos mais elevados índices de desenvolvimento humano municipal, Niterói, completou 450 anos no último dia 22, e foi escolhida pelo DataZAP, braço de inteligência de dados imobiliários do Grupo OLX, para um estudo sobre as buscas de imóveis residenciais para venda e locação.
O levantamento revela queos bairros de Icaraí e Santa Rosa ocupam as primeiras posições entre as localidades mais procuradas tanto para compra quanto para locação no mercado imobiliário formal na cidade. “Ambos são bairros tradicionais e vizinhos em Niterói. Com boa infraestrutura e ampla oferta de serviços e lazer, os dois têm fácil acesso ao Centro e à Ponte Rio-Niterói, ou seja, são bairros que oferecem independência e praticidade ao morador”, complementa Mariangela Christie da Silva, economista do DataZAP.
LOCAÇÃO
Icaraí é o bairro mais buscado por quem deseja alugar um imóvel, somando 34,6% dos leads (cliques em anúncios). Ele é seguido pelo bairro vizinho Santa Rosa, que possui uma participação de aproximadamente 11,5%. Os mais bem ranqueados na sequência são Fonseca, Centro, Ingá, Barreto, Piratininga, Cubango, Fátima e São Francisco, que apresentam equilíbrio.
Na tabela, é possível observar também a variação de leads entre setembro/2022 e setembro/2023.
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Niterói (RJ)
VENDA
Assim como no mercado de locação, a maior parcela das buscas por imóveis para compra ficou concentrada nos bairros de Icaraí e Santa Rosa, que correspondem respectivamente a 29,7% e 11,5% dos leads. Diferentemente da tabela de locação, entre os 10 primeiros em venda aparecem Camboinhas e Itaipu, enquanto Cubango e Fátima saem do ranking.
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Niterói (RJ)
O estudo aponta que a variação do preço do metro quadrado de locação acumulada em 12 meses foi de 9,89%, abaixo da média nacional, que por sua vez, se mantém em torno de 16%.
Em relação aos preços de venda, a cidade de Niterói apresenta uma valorização em ritmo ameno desde o período pré-pandemia. Em setembro de 2023, a variação foi de 2,18%, enquanto a média do país foi de 5,29%.
TIPOLOGIA
A metragem mais procurada em Niterói para locação e venda foi de imóveis entre 70m² e 100m², com 38,2% e 31,7% dos leads, respectivamente. Para a quantidade de dormitórios, 59,4% dos interessados por locação preferem apartamentos com 2 dormitórios, enquanto para a transação de venda, as buscas se distribuem em 45,7% para imóveis com 2, e 34,4% para 3 dormitórios. A preferência por imóveis com 1 vaga de garagem é destaque para ambas as transações, sendo 58,7% dos leads de locação e 53,7% de venda.
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Niterói (RJ)
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Niterói (RJ)
Fonte: Radar Imobiliário DataZAP – Niterói (RJ)
Sobre o Grupo OLX
No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Por meio da plataforma OLX, a empresa é referência na compra e venda de carros e bens de consumo por todo território nacional. Com a aquisição do Grupo ZAP em 2020, a companhia assumiu a liderança do segmento imobiliário com os portais ZAP, Viva Real e OLX Imóveis.
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.
Informações para a imprensa