Oportunidades são destinadas a estudantes da rede pública e moradores de comunidades
Estudantes de escolas públicas ou moradores de comunidades já podem se matricular nos cursos regulares gratuitos oferecidos pelo Espaço Cultural da Grota (ECG) em 2024. As matrículas estão abertas até 15 de março, tanto para o Curso de Formação, com duração de três anos para quem já é estudante de música, quanto para as classes destinadas a iniciantes, que incluem aulas de iniciação musical, percussão popular, violino, contrabaixo, flauta transversal, harpa, teclado, ukulele e reforço escolar nas unidades do projeto em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo.
As pessoas interessadas nas classes regulares ou no Curso de Formação devem preencher os respectivos formulários de inscrição disponíveis no site do Espaço Cultural da Grota ou no link da bio do Instagram da Orquestra da Grota (@orquestradagrota). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97628-4616.
“O intuito principal dos nossos cursos regulares é oferecer aos alunos iniciantes oportunidades de ampliar horizontes e fazer novas conexões que contribuam com suas escolhas para a vida”, afirma Lenora Mendes, coordenadora e fundadora do ECG. “Já o Curso de Formação oferece aulas para estudantes de música em estágio um pouco mais avançado, destinado a formar profissionais do setor e também prepará-los para o ingresso na faculdade”.
Entre as pessoas que iniciaram os estudos no Espaço Cultural da Grota, a violoncelista, cantora e arranjadora Kely Pinheiro vive, hoje, nos Estados Unidos, onde se graduou na Berklee College of Music e atua como instrumentista em musicais da Broadway e outras produções pelo país. Quem também alçou voo foi Tiago Cosmo, que iniciou seus estudos aos 10 anos na sede do ECG, em Niterói. Atualmente, ele mora na Alemaha, onde trabalha como violinista e acaba de iniciar a pós-graduação. Tanto Kely, quanto Tiago, eram moradores da Comunidade da Grota.
“O projeto mudou a minha vida e me fez ver que a música é parte do que eu sou, minha identidade e meu ganha-pão. O Espaço Cultural da Grota é um lugar de acolhimento, tolerância e respeito, uma grande oportunidade para quem busca a cidadania”, avalia Tiago Cosmo.
Sobre o ECG
O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 11 polos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano, oriundos de comunidades carentes.
O projeto mantém nove grupos musicais em atividade, entre eles, a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo ECG, e o Som Doce da Grota, conjunto de flautas que viajou a Boston em 2023, convidado para participar do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA.