Como Niterói surgiu

Como Niterói surgiu

Niterói é um dos locais do Rio de Janeiro que reúne uma série de turistas graças a toda a sua beleza e os seus pontos turísticos repletos de história e de belezas naturais que são de cair o queixo.

Considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver, Niterói é incrível e graças ao seu IDH e ao seu nível de infraestrutura de serviços é um dos locais preferidos tanto para se visitar como para se levar a vida.

Ou seja, para você que deseja iniciar um negócio com acessórios para empilhadeiras ou até mesmo viver em um local repleto de belezas naturais, Niterói é o lugar certo para que você seja próspero, feliz e tenha uma vida incrível.

Além do mais, a cidade reúne uma série de locais incríveis e também é conhecido por muitos como a cidade sorriso, pois a cultura social do local se baseia em uma população muito hospitaleira e receptiva.

Entretanto, o que muitas pessoas não imaginam e até mesmo consideram é que a história de Niterói se iniciou muito tempo atrás e até hoje a cidade é repleta de cultura e de histórias únicas.

História de Niterói

A história de Niterói começa com a vila fundada por Araribóia com a inauguração oficial em 1573, que recebeu o nome de São Lourenço dos Índios, primeiro núcleo do arraial.

A morte de Araribóia (1587) iniciou a decadência do arraial justamente por estar distante do “maior arraial”, o Rio de Janeiro, e não oferecer condições para sua expansão.

A chegada da corte de D. Navegante VIM à colônia brasileira em 1808 foi o ápice do apogeu e progressão das freguesias do Recôncavo, em especial São Navegante de Icaraí, além da escolha de São Domingos para sede de seu recreio.

A estadia na praia Grande, por ocasião das suas festas de aniversário, foram os principais responsáveis pelo aumento do número de visitantes a este local, e o comércio e a navegação se desenvolveram e se intensificaram.

Ou seja, se hoje ao visitarmos a cidade podemos nos deparar com transporte de máquinas e equipamentos e uma série de comércios, essas ações se iniciaram há muito tempo.

A cidade foi gradualmente reestruturada e em 1841 foi elaborado o plano Taulois, que abrange o bairro de Icaraí, constituindo um traçado arruamento elaborado pelo engenheiro.

O estatuto de capital estabelecido para a cidade predeterminou uma série de desenvolvimentos urbanos.

Isso incluiu o uso de serviços básicos como o vapor (1835) operado pela Cantareira e a Viação Fluminense, iluminação pública com óleo de baleia (1837) e o primeiro lampião a gás (1847).

No final do século XIX, a eclosão da revolta armada (1893) assolou diversos prédios da área urbana e bairros litorâneos, e paralisou as atividades produtivas da cidade fazendo com que as disputas políticas internas se movessem para o interior da cidade.

Este tratado manteve-se durante quase 10 anos, permitindo-lhe entrar no século XX com o projeto de reconstrução da capital.

A cidade já havia passado por uma fragmentação de seu território em 1890, dada a separação das freguesias de São Gonçalo, Nossa Senhora da Conceição de Cordeiro e São Sebastião de Itaipu, que passou a ser o município de São Gonçalo.

A volta de Niterói à condição de capital do Estado do Rio de Janeiro em 1903 deveu-se principalmente à sua proximidade com a cidade, município mais importante da rede urbana nacional (líder na exportação de café por meio de seu porto).

Logo, após um período de intervenções urbanas, promovendo a infraestrutura qualificada da cidade buscando organizar a vida urbana de acordo com sua condição perante o Estado do Rio de Janeiro.

No final da década de 1960, inicia-se a construção da ponte presidente Costa e Silva. Nesse mesmo período, a cidade teve outro impacto em sua estrutura econômica.

A lei Complementar nº 20 de 1974 efetivaria a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, retirando Niterói da condição de capital.

A constituição do novo estado do Rio de Janeiro ocorreu em 1975. A fusão levou ao inevitável esvaziamento econômico, situação que mudou com a conclusão da ponte Rio-Niterói, pois intensificou a produção no centro das áreas consolidadas dos bairros litorâneos.

Além disso, devido a essa ação se teve um redirecionamento da ocupação para grandes áreas da cidade como as regiões Oceânicas e Pendotiba.

Sendo assim, para que hoje Niterói tenha se tornado uma referência de cidade para se viver sendo repleta de projetos elétricos e belezas naturais, sua história e desenvolvimento começou muito tempo atrás e se mostra em evolução até hoje.

Pontos turísticos de Niterói

Ao conhecer a história e o surgimento de Niterói, as belezas e características da cidade se tornam ainda mais atraentes, fazendo com que cada cantinho seja repleto de histórias e significados únicos.

Ou seja, ao viajar para essa cidade linda, além do cabeamento de rede e uma série de outras características, você descobrirá que a cidade oferece uma das melhores vistas do Brasil, além de contar com belas praias e pontos turísticos incríveis.

Logo, para que você conheça ainda mais sobre Niterói e realize um mergulho na cultura dessa cidade, confira seus principais pontos turísticos.

Caminho Niemeyer

O Caminho Niemeyer é o primeiro ponto turístico que sempre emerge quando se fala em o que fazer em Niterói.

O conjunto de estruturas arquitetônicas e culturais se espalha desde o coração de Niterói até o bairro de Icaraí. Esse conjunto é composto por notáveis edifícios criados pelo renomado Oscar Niemeyer, o arquiteto brasileiro mais reconhecido internacionalmente.

O Caminho Niemeyer pode ser percorrido por turistas sem guia, só é preciso ficar atento ao percurso, pois existem algumas regiões desertas a serem percorridas e cautela nunca é demais.

Dentre os principais pontos do Caminho Niemeyer que você deve conhecer, podemos destacar:

  • Teatro popular Oscar Niemeyer;
  • Fundação Oscar Niemeyer;
  • Centro Petrobras de Cinema Brasileiro;
  • Museu de Arte Contemporâneo (MAC);
  • Estação de Charitas.

Logo, ao estar de férias, por exemplo, do seu serviço com licenciamento CETESB, vale muito a pena ir para Niterói e conhecer o caminho Niemeyer que é repleto de histórias e uma arquitetura impecável.

Ilha da Boa Viagem

Localizada perto do MAC, a ilha de Boa Viagem é uma pequena ilha que só abre ao público aos sábados, domingos e feriados.

Sendo assim, ao planejar ir para Niterói e visitar a ilha de Boa Viagem, antes mesmo de pedir férias em sua empresa de manutenção de compressores, considere os dias e veja a data precisa para aproveitar o máximo dos pontos turísticos da cidade.

Na ilha está a Nossa Senhora da Boa Viagem, uma capela erigida no século XVII. A igreja atraiu marinheiros e pescadores a Niterói em busca de bênçãos antes de suas viagens.

Além da igreja, as ruínas de uma antiga fortaleza também podem ser vistas na ilha.

Ela é acessada pelo Mirante da Boa Viagem, e para entrar terá que caminhar até a ponte que liga o continente à ilha, que reúne belezas naturais incríveis.

Praia de Itacoatiara

Itacoatiara é uma das praias mais bonitas do estado do Rio de Janeiro, não é à toa que já foi eleita uma das melhores do Brasil.

O bairro fica um pouco distante do centro de Niterói, onde se tem empresas de calibração de instrumentos de medição e afins, mas mesmo distante os turistas podem chegar à praia utilizando o transporte público da cidade ou carros de fiscalização.

A Praia de Itacoatiara possui um banco de areia bem preservado ao longo de sua extensão, água do mar cristalino e um cenário celeste formado por rochas de 217 metros de altura.

Embora as águas possam estar um pouco agitadas diariamente, para aqueles que preferem evitar riscos, há a Prainha de Itacoatiara, localizada no canto direito, que é um local ideal para desfrutar em família.

Itacoatiara é uma região que anualmente recebe importantes campeonatos de surfe, além de ser ideal para quem gosta de trilhas. A mais famosa trilha do Costão, com 2 km de extensão, dá acesso ao percurso até a Enseada do Bananal.

Cantareira 

A Praça da Cantareira é o ponto mais popular da cidade. Muitos a consideram “a Lapa de Niterói” por oferecer um clima bem boêmio como o do bairro carioca.

A alcunha dada à Cantareira (na verdade Praça Leoni Ramos) vem do antigo estaleiro da empresa Cantareira ali localizado. Hoje, a praça é cercada por antigos casarões que funcionam como botecos e restaurantes.

O Cantareira está localizado ao lado do campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) e do Petrobras Film Center. Por conta disso, a praça é um ambiente que atrai um público bem jovem e oferece comidas e bebidas a preços bem acessíveis.

Sendo assim, desde pessoas que desejam iniciar uma consultoria totvs protheus a pessoas que desejam conhecer um novo local, Niterói é perfeito e reúne através de cada cantinho muita história, cultura e belezas naturais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *