Ticiana Parada

Artista plástica Ticiana Parada inicia nova fase, focada na sustentabilidade, após sua participação na Jaguar Parade – Conexão Rio-Paris

Após sua marcante participação na Jaguar Parade, a artista plástica Ticiana Parada retorna ao Brasil com uma nova visão sobre as suas obras e seu compromisso com a sustentabilidade. A onça pintada por Ticiana, que faz referência à flora brasileira, esteve em exibição até o final dos Jogos de Paris em pontos estratégicos da cidade e permanecerá, durante os Jogos Paralímpicos, em frente ao edifício da prefeitura de Saint-Ouent, sede da delegação brasileira. A oportunidade de participar da intervenção artística, que teve o intuito de chamar atenção para a preservação das onças-pintadas, inspirou a artista a direcionar seu trabalho para causas ambientais. Ticiana foi a única brasileira, que participou da Jaguar Parede Rio de Janeiro, selecionada pela organização do evento a enviar sua arte para um tour pela Cidade Luz. Agora, vai desenvolver obras com material reciclado e planeja uma campanha em prol do meio ambiente pela orla de Niterói.

“Fiquei muito impressionada com a grandiosidade e seriedade do trabalho da Jaguar Parade e dos projetos futuros. Isso me fez querer voltar a trabalhar com a causa ambiental, à qual eu já me dedicava antes, mas acabei deixando de lado por causa da pandemia. Agora, vejo essa como uma oportunidade de retomar esse trabalho”, comenta Ticiana.

Inspirada pela diversidade e união que vivenciou em Paris, Ticiana está desenvolvendo uma série de novos projetos de exposição com foco na fauna e flora brasileiras, utilizando exclusivamente materiais reciclados retirados do meio ambiente. Um dos projetos mais ambiciosos é a criação de instalações artísticas em parceria com a Markobras, uma empresa de reciclagem que contribuirá com a matéria-prima necessária para as obras. Além disso, Ticiana pretende atuar nas praias de Niterói, onde promoverá ações ambientais, incluindo a instalação de latões de coleta de resíduos em quiosques.

A artista continuará também a produzir suas telas, agora impregnadas pelas experiências que teve em Paris, explorando temas como união e diversidade, reforçando seu compromisso com uma arte que dialoga com as questões contemporâneas e sociais.

A Jaguar Parade é um movimento artístico com o propósito de arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de conservar a onça-pintada e seu habitat. A ação em terras francesas destacou a cooperação entre Brasil e França na proteção das onças no Escudo das Guianas, vital para a biodiversidade e lar de grandes populações de onças-pintadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *