A cara do Brasil

Artista plástica Ticiana Parada expõe no Espaço Cultural Correios

Os quadros da artista plástica Ticiana Parada já estiveram no cenário de novelas como Amor Perfeito (2023) e algumas de suas telas, em grandes dimensões, fizeram parte da ambientação de programas como Encontro com Patrícia Poeta. No dia 9 de março, sua arte chega a Niterói, com a inauguração da exposição “A cara do Brasil”, no Espaço Cultural Correios. A mostra, que conta com curadoria de Marcia Marschhausen, tem como inspiração as mais variadas facetas do povo brasileiro, da sua religiosidade à diversidade cultural.

– O artesanato, a poesia, a música, as histórias e o colorido do brasileiro são inspiração para o meu trabalho. Mostro tudo o que sinto e o que vivi. Fico muito feliz quando enxergam o país dentro de cada obra feita. Quero colocar o samba, o frevo, o sertão – afirma.

A exposição, que ocupa o segundo andar do centro cultural, contará com cerca de 20 obras de tamanhos variados, feitas em tinta acrílica e óleo. Caixas de papelão e materiais reciclados também estarão presentes em instalações e esculturas. A diversidade do país estará representada na mistura de materiais e de temáticas abordadas. Entre as obras, por exemplo, há uma tela em grandes dimensões de Nossa Senhora Aparecida e imagens inspiradas no Candomblé e na Umbanda.

A exposição contará também com um setor interativo. Antes de se dedicar integralmente às artes plásticas, Ticiana trabalhou por 30 anos com educação infantil. A experiência com crianças inspirou a artista a criar uma área na exposição em que os pequenos poderão desenhar a cara do Brasil em um papel gigante.

Sobre Ticiana Parada:

A arte entrou na vida de Ticiana ainda na infância. Ao ver o pai pintando telas a óleo, a menina começou a se interessar por tintas, pincéis e um mundo de possibilidades diante de uma tela em branco. No entanto, os caminhos profissionais a levaram à formação em Pedagogia. “Trabalhei cerca de 30 anos com Educação. Sempre estive envolvida com arte, teatro, música, pintura, cenários e construção de instalações com material reciclado. Tudo isso junto com as crianças nas escolas”.

Há cinco anos, ela passou a criar a sua própria arte, em uma produção incessante. “Comecei a pintar e os pais dos meus alunos começaram a comprar. Passei a vender muito. Sou muito workaholic e chegava a fazer cinco telas por dia”, diz.

 Apaixonada pelas obras de Di Cavalcanti, Ticiana também se inspira nos trabalhos de outros nomes expoentes da Arte Moderna brasileira, como Tarsila do Amaral e Candido Portinari.  No Rio de Janeiro, os trabalhos da artista, que já participou de mostras coletivas pelo Brasil e pelo mundo, estão no Espaço BB, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Nascida no Rio e moradora de Niterói, ela já vendeu mais de duas mil obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas no Brasil e exterior. “A cara do Brasil” é sua terceira exposição individual.

Serviço

Espaço Cultural Correios Niterói – Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói 

Inauguração: 9 de março

Aberta ao público: de 9 de março a 27 de abril

Horário de Funcionamento: Seg a sex, das 11h às 18h. Sáb., das 13h às 18h, exceto feriados.

Curadoria: Marcia Marschhausen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *